AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Maria Clara Ferreira- Dia de Santa Clara- Mosteiro de Santa Clara em Luintra- Espanha

Ontem, eram 18,30H. uma mulher portuguesa, Maria Clara, casada com espanhol, com o pai com 91 anos, deu a mão para eu resolver um problema e não me deixou ficar à deriva enqunto não pudesse voar como um passarinho. Era ela e a família toda. Ainda há gente boa!...Muitas vezes pensamos que tudo é mau.




Ora esta senhora D. Maria Clara, mãe de um casal de filhos, hoje, dia de Santa Clara, telefonou para saber se os amigos voaram bem até Viana ou não.














Representação, a fresco, de Santa Clara por Simone Martini (1312–1320), localizada na Basílica de São Francisco, Assisi, Itália.

Nascimento 16 de Julho de 1194 em Assis

Morte 11 de Agosto de 1253 em Assis

Canonização 15 de Agosto de 1255, Catedral de Anagni por: Papa Alexandre IV

Principal templo Basílica de Santa Clara

Festa litúrgica 11 de Agosto

Padroeira Televisão

Portal dos Santos



Santa Clara de Assis (em italiano, Santa Chiara d'Assisi) nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de Julho de 1194, e falecida em Assis, no dia 11 de Agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana.



Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.



Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.



Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.



O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.



Em outra ocasião, aquando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre é que Santa Clara segura o cálice na mão.





Basilica de Santa Clara, Assis.Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair do seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão.



Diversos episódios da vida de Santa Clara e São Francisco compõem os Fioretti de São Francisco[1]. Escrito muito anos após a morte de ambos, é dificl atestar a correção destes relatos, mas, com certeza, retratam bem o espírito de ambos e os primeiros acontecimentos quando da criação das Ordens Franciscanas.

Clara de AssisOrigem: Wikipédia Santa Clara de Assis, O.S.C.













Sem comentários: