AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

COMO SENTIR AS ALEGRIAS DE VIANA - ROMARIA da SENHORA D'AGONIA- VIANA DO CASTELO

Como sentir as alegrias de Viana ?








 A Romaria da Senhora da Agonia é a
 maior romaria portuguesa. Quem



net


 quiser conhecer a cultura vianesa em três
dias fica a conhecer os
 vianenses como gente de folia, alegre no  semblante, viva, dinâmica,  atractiva e, muita alegria corre pelas ruas




 da cidadania desta gente
 encostada ao mar para com ele se  abraçar.

net







net

É o mar, o rio, Santa Luzia, é o frenesim


 das ruas, o vai e vem, são os
 cortejos e as procissões, são os cantares
 e as tocatas, são as  mordomias, são as concertinas e as
net


 voltas repentinas de um vira  rodopiante que deixa forasteiros, em  cada canto e em cada esquina,  embebidos de encanto e pimba com o  ribombar dos bombos - catra- pumba-pumba-pumba - e apreciar o ritmo  próprio dos pés, do corpo gigante da dança dos gigantones que dão ao som dos zabumbas, as   suas concentrações, os  foguetes e os fogos de ouvir e ver  “lobisomens”, as tradições, os trajes, o  brilho dos ouros sobre peitos que  escondem tesouros, o artesanato anda  na rua e, expõe-se, no Jardim entre as  flores de jasmim.


Sempre foi assim Viana!...Sempre a  conheci desde a minha primeira


 infância. Tenho imagens antigas que me

 fazem saudade do tempo de

 criança, da festa da cidade.


Já há uns anos que não tenho


 presenciado, nem de dia, nem de noite,


nada das festas, mas sinto-as no coração,

 apenas por um motivo de


saúde, pois não me é permitida grande

 confusão.





net













A mordomia é, na sua génese, a mais

 importante peça, depois da Senhora


 da Agonia, porque ser mordomo é ser da


 intimidade do seu senhor, neste

 caso da senhora da Agonia. As mulheres

 vianenses, mordomas, não são

 da cidade, mas da Senhora da Agonia,

 patrona de Viana e de Portugal,

 devem ser sempre dignas das funções


 que exercem.




 É natural, por isso,

 que elas imprimam alegria de fazer com


 que todos os vianenses, homens


 e mulheres, sejam dignos do


 desempenho das suas funções de

 mordomia agradecida à Senhora

 d’Agonia e, ao mesmo tempo, para


 passar aos que vêm de fora uma imagem

 saudável, ricas em

 testemunho, de alegria e fé na Virgem


 Maria.




Pe. Artur Coutinho













Sem comentários: