AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Erradicação da Pobreza-1996 PN

Já vai sendo costume, na quadra da Páscoa, oferecer-se aos paroquianos algo para a cultura e a vivência da fé.
O tema da Paróquia para o ano pastoral de 95/96 - “O 3º Milénio, uma aposta cristã para formar e dignificar o Homem“ ajudará a sensibilização da comunidade e a conscien-cialização do seu dever como protagonista no desenvolvimento de actividades adequadas a nível da Catequese, da Liturgia e da Acção Social e Caritativa, a caminho da “Erradicação da Pobreza“, tema do Ano Interna-cional, por proposta da ONU.
A erradicação da pobreza é uma linguagem poética porque a sua concretização no sentido material é quase utópico... No entanto, é possível a educação ou a formação do Homem para uma maior sensibilidade aos problemas dos outros e maior dignidade humana, respeito e solidariedade e menos pobreza. O Homem, centro do desen-volvimento precisa de quem o liberte de situações que o humilham.
A Via Sacra na Paróquia ou os Passos de Cristo nos Passos da Comunidade tem por fim comprometer e avivar a responsabilidade da fé nas obras de cada dia e em cada lugar.
A Comunidade Paroquial não pode alhear-se das situações difíceis e a fé compromete-a solidariamente pelo bem de cada um e de todos, em segurança, dignidade, força e bem-estar.
Este é o melhor caminho para a erradicação da pobreza. Se, por um lado, é um caminho difícil, caminho de sofrimento, de renúncia, por outro lado, é um caminho que conduz ao Alto, isto é, à Felicidade.
A Comunidade enquanto peregrina vai percorrendo os Passos de Cristo porque são eles que devem marcar o ritmo da Paróquia no caminho para a dignidade humana e erradicação da pobreza.
Oxalá o livrinho que a Paróquia publicou este ano a todos leve momentos de reflexão, de meditação e a esperança na ressurreição.

Pe. Artur Coutinho

Sem comentários: