AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 7 de novembro de 2009

Porta aberta-Igreja aberta- Isto Já feito desde 1988- Graças aos Ostiários

Uma porta aberta é sinal de confiança.
Não vai há muito tempo que nas aldeias interiores não se fechavam à chave as portas das casas. A porta podia ficar fechada, mas a chave lá metida. Havia muito mais respeito, mais confiança, mais família. Hoje, isso é muito raro, ou acabou. Fecham-se as portas a "sete chaves", isto é, bem seguras não vá o "diabo" tecê-las.
Onde há fé, há caridade e tem de haver lugar para a esperança.
Ora a porta duma igreja paroquial aberta é sinal de que, de facto, é casa de Deus, é casa para todos. Pode-o ser para os crentes e não crentes, pois todos ali poderão entrar.
Uns entrarão para admirar a arte, outros para, quem sabe, de joelhos ou de pé, se encontrar com Aquele que está, no sacrário, com o Deus na pessoa de seu filho encarnado, ali presente e "tão real e perfeitamente como está no alto dos Céus".
Ali pode num simples e pequeno gesto o "peregrino", o "passante", o "caminhante", levar consigo uma esperança nova, uma mudança de coração, uma nova fé, uma graça, e sempre levará uma benção do Divino.
A porta que nós queremos aberta como abertas temos tantas portas de bem fazer em relação à Infância, à Terceira Idade, aos dependentes, aos deficientes, aos passantes, ou aos indiferentes... portas que nada valem diante de um Bom Jesus se por acaso nos esquecermos D’Aquele a que tudo preside e nos enleva no amor aos outros.
Obrigado aos ostiários porque se deve a eles esta possibilidade de não falharmos neste pormenor, e darmos oportunidade a que muitas vezes uma lágrima seja transformada numa nova vida, numa nova esperança.

Sem comentários: