AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 22 de novembro de 2009

Rosa Prozil

Rosa Prozil Videira Abreu nasceu em 13 de Janeiro de 1929, em Outeiro, filha de Manuel Afonso Videira de Abreu e de Maria Afonso Prozil, de Outeiro.
A Rosa Prozil teve 9 irmãos, mas só 7 vingaram: o José, já falecido; a Maria; o António, já falecido; o Abel; o Luís, já falecido e o Moisés já falecido. Todos casaram e deixaram ou têm geração.
A Rosa era a 5ª dos irmãos. Andou na Escola de Outeiro. Aos 21 anos foi para religiosa, decisão ponderada que tomou para entrada na Congregação da Sagrada Família, fundada em Braga, pelo Pe. Dr. Adão, meu antigo professor e um exímio pregador, de fácil argumentação e convencimento dos ouvintes.
Deste modo a Rosa Prozil fez profissão religiosa, em 1966. Fez o ciclo preparatório e manteve-se na congregação até 1975, quando também por motivos ponderados, da mesma forma que entrou, saiu, não só por motivos de saúde, mas também porque não se sentia bem vocacionada para viver a vida comunitária como vivem os religiosos.
Viveu em Mazarefes com a irmã que agora tem 85 anos.
Agora vive aqui no antigo Bairro da Bandeira.
Foi Auxiliar de Acção Educativa da Escola Superior de Educação, onde se reformou aos 70 anos.
É solteira. Não teve filhos, mas tem sobrinhos que chegue e relaciona-se muito bem. Não lhe faltam amizades.
É católica convicta e tem uma porta aberta para o Lar das Idosas da Congregação da Sagrada Família, em Braga, se quiser.
Fez parte da Acção Católica, foi catequista e hoje faz parte da Legião de Maria na Paróquia de Nª Srª de Fátima, é também ostiária na Igreja da Paróquia.
Zela pelos "paninhos do Senhor", aquelas alfaias litúrgicas usadas no altar da Igreja.
Dedica-se a visitar doentes, idosos, a família e fazer muita companhia à irmã mais velha.

Sem comentários: