AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 8 de novembro de 2009

Seminaristas-Seminário-Bento XVI- A aventura mais intressante e necessária

A Aventura mais interessante e necessária

É inevitável que a vocação dos filhos de certa forma se torne vocação também dos pais. Procurando compreendê-los e seguindo-os no seu percurso, também vós, queridos pais e estimadas mães, muitas vezes vos encontrastes envolvidos num caminho no qual a vossa fé se foi fortalecendo e renovando. Encontrastes-vos a participar na aventura maravilhosa dos vossos filhos. De facto, mesmo se pode parecer que a vida do sacerdote não atraia o interesse da maioria do povo, na realidade trata-se da aventura mais interessante e mais necessária para o mundo, a aventura de mostrar e fazer presente a plenitude de vida à qual todos aspiram. É uma aventura muito exigente; e não poderia ser diversamente, porque o sacerdote está chamado a imitar Jesus, que "não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida pelo resgate de muitos" (Mt 20, 28).
Queridos seminaristas, estes anos de formação constituem um tempo importante para vos preparardes para a exaltante missão para a qual o Senhor vos chama. Permiti que eu ressalte dois aspectos que caracterizam a vossa actual experiência. Antes de tudo, os anos do Seminário obrigam a um certo afastamento da vida comum, um certo "deserto", para que o Senhor possa falar ao vosso coração (cf. Os 2, 16). De facto, a sua voz não é rumorosa, mas suave, é voz do silêncio (cf. 1 Rs 19, 12). Portanto, para ser ouvida exige um clima de silêncio. Por isso o Seminário oferece espaços e tempos de oração quotidiana; cuida muito a liturgia, a meditação da Palavra de Deus e a adoração eucarística. Ao mesmo tempo, pede-vos que dediqueis longas horas ao estudo; rezando e estudando, podeis construir em vós o homem de Deus que deveis ser e que o povo espera que o sacerdote seja.
Há depois um segundo aspecto da vossa vida; durante os anos de Seminário, vós viveis juntos; a vossa formação para o sacerdócio exige também este aspecto comunitário, que é de grande importância. Os Apóstolos formaram-se juntos, seguindo Jesus. A vossa co-munhão não se limita ao presente, mas diz respeito também ao futuro: a acção pastoral que vos espera deverá ver-vos agir unidos como um corpo, num ordo, o dos presbíteros, que com o Bispo se ocupam da comunidade cristã. Amai esta "vida de família", que para vós é antecipação aquela "fraternidade sacramental" (Presbyterorum Ordinis, 8) que deve caracterizar cada presbítero diocesano.
Tudo isto recorda que Deus vos chama a ser santos, que a santidade é o segredo do ver-dadeiro sucesso do vosso ministério sacerdotal. Desde agora a santidade deve constituir o objectivo de cada uma das vossas opções e decisões. Confiai este desejo e este empenho quotidiano a Maria, Mãe da Confiança! Este título tão pacificador corresponde ao repe-tido convite evangélico: "Não temas", dirigido pelo Anjo à Virgem (cf. Lc 1, 29) e depois dirigido muitas vezes por Jesus aos discípulos. "Não temas, porque eu estou contigo", diz o Senhor. No ícone de Nossa Senhora da Confiança, onde o Menino indica a Mãe, parece que Jesus acrescenta: "Olha para a tua Mãe, e não temas". Queridos seminaristas, percorrei o caminho do Seminário com o coração aberto à verdade, à transparência, ao diálogo com quem vos guia e isto permitir-vos-á responder de maneira simples e humilde Àquele que vos chama, libertando-vos do risco de realizar um vosso projecto só pessoal. Vós, queridos pais e amigos, acompanhai os seminaristas com a oração e com o vosso constante apoio material e espiritual.
[BENTO XVI, Homilia no Seminário Maior de Roma em 1/02/2008]

Sem comentários: