AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 22 de novembro de 2009

Amadeu Rodrigues

Amadeu Rodrigues nasceu em S. João de Longos Vales, concelho de Monção, aos dezoito dias do mês de Junho de 1912, filho de Vitorino José Rodrigues e de Maria de Lima e irmão de Agostinho, falecido com 91 anos, em Belém de Pará, Amélia, Idalina, Helena, António, falecido no Rio de Janeiro com 98 anos, Esmeralda, Lucinda, Albertina e mais duas irmãs, uma que faleceu criança e outra que morreu aos 7 anos por ter mexido numa arma do pai que estava carregada e, devidamente acautelada junto do pai e outros trabalhadores num campo, mas num abrir e fechar de olhos como pode acontecer às crianças, ela aproximou-se da arma, matando-se inocentemente.
O Amadeu estudou na escola da terra e foi para o Seminário de Braga donde saiu com o 1º Ano de Filosofia. Fez exames cá fora para equivalência. Foi para o serviço militar, Artilharia 5 de Viana, onde foi cabo miliciano e chegou a pensar seguir a tropa, mas a subida de carreira não seria tão rápida como desejaria e, por isso, concorreu às Finanças e ao Tribunal.
Trabalhou no tribunal como escriturário chegando a Chefe de Secretaria, tendo sempre o trabalho em dia...ainda dava a mão aos magistrados.
Deste modo teve classificações do ministério de muito bom.
Em plena guerra de 1938 a 1945 foi convocado para o serviço militar como sargento militar, tendo ido para Amarante frequentar um curso de Artilharia Antiaérea. Após o curso a sua Unidade Antiaérea foi, à pressa, numa noite, tomar posição no Porto por haver receio de um ataque aéreo alemão por termos cedido aos aliados as bases dos Açores. No entanto, foi só um susto. O perigo passou e tendo sido licenciado para voltar ao seu trabalho, tomou, de novo, o serviço no tribunal até se reformar em 1974 com a classificação de muito bom.
Todos os irmãos casaram e tiveram filhos, à excepção da Idalina, Lucinda e Albertina que ficaram solteiras.
Casou com Esmeralda Vieira Ramos, natural de Santa Marta de Portuzelo e só teve um filho, o Emílio Jorge Ramos Rodrigues, bancário, reformado, casado com Ana Julieta da Costa Alves, de Melgaço, professora primária aposentada (os últimos 6 anos foram na Escola da Abelheira), e pai de Ricardo, Paulo e Ana Isabel, todos casados e com geração.O seu filho é leitor,acólito e da Comissão Fabriqueira de Nª Sª de Fátima.
O Amadeu já tem 4 bisnetos. Reformou-se aos 62 anos.
O seu tempo livre era trabalhar no campo, nas quintas e no tempo da caça era, por vocação, um exímio caçador.
Antes de ter concorrido às Finanças e ao Tribunal, foi perfeito do Colégio de S. Luís Gonzaga, desta cidade.
O santo de sua maior devoção é Nª Srª de Fátima. Admira e gosta do Cavaco Silva, mas não tem filiação partidária, no entanto, a sua tendência é de direita. Não liga muito ao futebol, mas torce pelo Porto.
No tempo da Provedoria do Dr. Manuel Coutinho, foi secretário da Santa Casa da Misericórdia e também secretário da Ordem Terceira de S. Francisco até mais tarde.
Conta com 96 anos, muito lúcido e activo, só ouve mal. Vive com o filho aqui na Paróquia. Tem casa na Meadela e considera-se meadelense de coração.

Sem comentários: