AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Comunicações e Paróquia PN 2004

A Paróquia e a Comunicação

O dom mais importante que Deus deu à natureza foi o dom do Homem se entender por palavras e gestos. Como os seres viventes os animais irracionais, entendem-se também, cada um com sua espécie pela sua linguagem. Os seres inanimados sentem o frio ou o calor, a mão do Homem inteligente e "aceita" que este lhe faça mal ou bem. Não se queixa. O homem inteligente destroí por destruir ou destroí para construir. Às vezes gere tão mal a natureza que sofre depois facturas pesadas.
Ao Homem deu-lhe o dom da fala que na relação com os outros o leva a uma vida em comum que há-de ser encontrada na cruz, por isso, esta comunidade humana não pode ser vivida na solidão do claustro, mas no acompanhamento mesmo do inimigo, como Cristo chegou à Cruz acompanhado dos blasfemos e dos malfeitores.
Aí está uma missão difícil, uma tarefa árdua. "O reino de Jesus Cristo deve ser edificado no meio dos seus inimigos. Quem rejeita isto renuncia a formar parte deste reino, prefere viver rodeado de amigos, entre rosas e lírios, cheios de maldade, em círculo de gente piedosa. Não vedes que assim blasfemais e atraiçoais a Cristo? Se Jesus tivesse actuado assim como vós...quem seria possível salvar-se?" (Lutero).
A Comunidade Cristã significa construção em Jesus Cristo e por Jesus Cristo. Nenhuma comunidade cristã poderá ser nem mais nem menos que isto, pois tem de ser uma comunidade de crentes que apresenta Cristo como mediador, como a nossa paz (cf. Et. 2, 14).
Cristo mediador entre Deus e os homens, e, pelo baptismo, fomos eleitos para sempre. Por isso somos a fraternidade cristã não com o ideal humano, mas na realidade de Deus e na realidade de ordem espiritual e na de ordem psíquica.
Tem uma espiritualidade psíquica e o dom gratuito de Deus, elemento essencial na vida comunitária que forma a igreja cristã em missão com Cristo cabeça e nós os seus membros.
A vida de comunidade deve ter regras de conduta desde o nascer ao pôr do sol, desde o deitar ao levantar.
Quer dormamos, quer trabalhemos é sempre este Reino que está em causa.
Alimentamos em comum com a leitura da Bíblia, com o cântico, com a oração e com o partir do pão, com o trabalho, com a festa, com a comida e também com o saber estar só no teu quarto mas, em comunidade, unida pelo mesmo espírito de todos.
As tarefas de Comunidade têm de ser em comunhão, senão não são de comunidade, daí o diálogo entre os homens, o primeiro meio de comunicação ao serviço dos outros sem altivez, mas sempre sabendo escutar, ajudar, aceitar o próximo e respeitá-lo ainda que por ventura caia em pecado. O pecado destroí a comunhão com Deus e com os irmãos. Saber suportar o pecado do irmão sem o desprezar significa dar-lhe perdão e abrir caminho para entrar de novo na comunidade. (Cf. Sal. 6,1. ).
A Palavra de Deus deve ser sempre o mesmo objectivo através das obras, do testemunho e da palavra que utilizamos hoje através dos meios de comunicação social a nosso alcance porque todos eles sem excepção devem estar ao serviço de Deus. Caso contrário o Homem não os tinha descoberto sem que ninguém queira gloriar-se de ser o primeiro, mas sim gloriar-se por ser o servo de todos.(Cf. Et. 10).
É por aqui que temos de caminhar e não ter medo da televisão, da rádio, da Internet. Só tem medo quem não for capaz de sentir capricho que dizia no principio , isto é, quem não souber viver em comunidade fraterna.
Não podemos ter medo de dizer por esses meios que "Confessamos mutuamente os nossos pecados".
Deus veio por causa nossa pecador para nos salvar. Alegrai-vos!
Se fordes verdadeiros este mensageiro vos libertará. Não podeis a Deus ocultar por maior que seja a vossa máscara diante dos homens. (Cf. Provérbios 23).
O convite a confessar-se com o irmão e a receber o perdão fraternal no seio da comunidade cristã é um convite a aceitar a graça de Deus na igreja.
Pela confissão chegamos à comunidade. O irmão que não sente, não o fez em próprio nome, nem por uma própria autoridade pessoal, mas por ordem de Jesus Cristo, isto é, em nome da comunidade de que Cristo é a cabeça.
A raiz de todo o pecado é o orgulho e soberba. A confiança perante o irmão é a humilhação que o torna capaz de conduzir à cruz numa vida nova. A ruptura do passado e a gratidão para com a misericórdia divina e o fato novo para se sentar à mesa dos convidados ,na Eucaristia.
Quando chegarmos usar todos os meios ao nosso alcance como o "Paróquia Nova" e para além dele, para falar sem medo nem preconceitos desta fé que nos invade a Comunidade está a ser de Comunidade de Salvação e de Comunicação.

Sem comentários: