AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Incidente com uma criança da minha sala

Procedimentos II


Brincavam todas as crianças dos 4 e 5 anos de um Lar ou de um Jardim de Infância.

Eram 10 ao todo, e duas pessoas colaboradoras, auxiliares de educação, ou uma educadora de Infância e uma auxiliar; nem me lembra…

As crianças brincavam todas juntas, num jogo de interação e cada uma dava o mais que podia. À primeira vista não havia qualquer problema. Talvez, até por esse motivo, as auxiliares, ou também a educadora, estavam na conversa entre elas, sem preocupações porque não havia grandes motivos para isso, pensavam elas.

Entretanto, uma das crianças caiu porque um colega lhe fez uma rasteira e partiu o perónio.

Só algumas crianças viram e sabem como aconteceu, mas as colaboradoras só deram por isso, quando ouviram ai!... ai!... ai!... é que olharam e foram acudir.

As colaboradoras, se estivessem mais atentas, talvez as crianças não tivessem chegado a esta situação desagradável, não só para a criança que ficou ferida, como para a Instituição e para a família da criança ferida.

Imediatamente socorreram a criança e levaram-na ao Hospital.

Ninguém levantou problemas, nem sequer a família da criança ferida.

Questões, no entanto, são levantadas perante esta situação.

Quem é o responsável por este incidente?

Continua de pé. Quem é para ti? Será culpa da colaboradora Joana que trabalha na Instituição há 30 anos ou da Avelina que trabalha há 10 anos?

De entre as duas qual será ainda a mais responsável? É que há sempre uma que tem maior responsabilidade.

Diga o que pensa sobre o assunto.

Sem comentários: