AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 20 de novembro de 2011

A Condessa - Serra d'ARGA - Lendas

Condessa


De um lado está a Condessa com as filhas. Do outro os cavaleiros.

Adianta-se um que pede uma filha á Condessa:

Disseram-me Condessa

Que vós tinhas muitas filhas

Se me dava uma delas

Para eu casar com ela.



A Condessa respondeu:

Minhas filhas não as dou

Nem por ouro, nem por prata

Nem por sangue de lagarta

Que as quero meter freiras,

No convento de Jesus

A mais nova delas todas

Está na presença da cruz.



Retira-se o cavaleiro muito triste:

Ai que tão contente vinha

Ai que tão triste vou

Pela filha da Condessa

Que prometeu e faltou.



A condessa encheu-se de pena e chamou-os:

Tornai atrás cavaleiros

Entrai por esses portais

Escolhei a mais formosa

Que nesse rancho achais



Os cavaleiros tomam cada um conta da sua menina e cantam:

Quero esta, quero esta

Que me tira o pão da cesta

E o vinho da borracha

Que me rapa quanto acha.





Maria Aurora Costinha

Sem comentários: