AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 20 de novembro de 2011

Lúcia Lourenço- O Lobo e a raposa- Serra d'Arga

Lenda 3




Uma vez um lobo e uma raposa que foram à caça e mataram dois carneiros. Um comeram-no e o outro enterram-no e deixaram-lhe o rabo de fora.

No dia seguinte o lobo foi ter com a raposa e disse-lhe:

- Comadre, vamos hoje ao banquete do carneiro?

A raposa respondeu-lhe:

- Ai compadre, hoje não posso ir porque tenho de ir a um baptizado ao céu.

E o lobo foi-se embora. No dia seguinte o lobo tornou a ir ter com a comadre, e disse-lhe:

- Comadre, vamos hoje ao banquete?

Ela respondeu-lhe:

- Ó compadre, hoje não posso ir, porque tenho de ir a outro baptizado, mas amanhã estarei às ordens.

O lobo disse-lhe:

- Ó comadre, que nome pôs ao afilhado de ontem?

A raposa disse-lhe:

- Pus-lhe o nome de “comerei-te”.

O lobo respondeu-lhe:

- Ó que lindo nome, não é feio não.

No dia seguinte o lobo tornou a ir à casa da raposa e disse-lhe:

- Comadre, vamos hoje ao carneiro?

Ela respondeu-lhe:

- Ai compadre, que hoje também não posso ir porque tenho outro baptizado.

E o lobo perguntou-lhe:

- Ó comadre, que nome pôs ao afilhado de ontem?

Esta disse-lhe:

- Pus-lhe “amiei-te”.

Este disse-lhe:

- Não é feio.

No dia seguinte o lobo voltou a ir à casa da raposa e disse-lhe:

- Comadre, vamos hoje ao banquete?

Ela disse-lhe:

- Sim compadre, hoje posso ir.

E o lobo perguntou-lhe:

- Então comadre, que nome pôs ao afilhado de ontem?

Ela respondeu-lhe:

- Olhe compadre, pus-lhe “acabei-te”.

O lobo disse-lhe:

- Que lindo nome! Não é feio não.

Mas lá foram seguindo o seu caminho em direcção ao carneiro. Pouco antes de chegarem, lá a raposa disse para o lobo:

- Olhe, vá indo, enquanto eu fico aqui tirando um espinho do meu pezinho.

O lobo foi seguindo em direcção ao carneiro. Quando lá chegou, deitou os dentes ao rabo do carneiro, começou a puxar, bateu logo com as costas no chão e voltou para casa muito aborrecido. Mas entretanto a raposa tinha-se escapado.

Lúcia Lourenço

Sem comentários: