AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Oração do Calvário - António Costinha - Serra d'Arga

Oração do Calvário




Entre todos estava a Virgem

Muito bem representada

Tristes novas lhe vieram

Que o seu filho preso estava.

Deitava manta de luto

Manta de luto deitava

Pela rua da amargura

A Senhora caminhava.

Encontrou uma mulher

Que Verónica se chamava

Ó mulher e ó mulher

Deus te salve

A tua alma não viste,

Por aqui passar?

Um filho que eu tanto amava

Sim Senhora aqui passou

À hora que o galo cantou

Com um madeiro aos seus ombros

E o madeiro era novo

E que tanto lhe pesava

Arrumando-se à minha porta

Pedindo três panos manos.

Entre aqueles três panos manos

Três Verónicas se achavam

Uma era da sua santa casa

Outra era da terra dos mouros

E outra era de Jerusalém.

Para redique de alguém

Quando Deus aqui nasceu

Todo o mundo resplandeceu

Quando Deus aqui chegou

Todo o mundo iluminou.

Procurando pastorinhos

Pastorinhos do bom-dia

Mas viste por aqui passar

Nossa Senhora Virgem Maria.

Sim senhora a avistar

Ao redor do seu altar

Com um livrinho na mão

Para dizer a oração

Oração da Salvação.

Salvai todos, quantos aqui estão

Só aquele perro mouro não

Que está naquele ceitil

Perguntem-lhe se ele é cristão:

Se ele vos disser que não

Pegai naquele ceitil,

Arrancai-lhe o coração.

Ó ceitil, ó ceitil

Ó ceitil tão amado

Carregaste o madeiro

No carreiro da Ascensão.

Já os galos pretos cantam

Já os Anjos se alivantam

Já o senhor subiu à cruz

Para sempre Amem Jesus.

(António da Costinha)

Sem comentários: