AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 20 de novembro de 2011

Manuel Dantas - 3 Contos: Um português e um espanhol, três galegos, o galo e da raposa,....

Contos


1.º Conto

Era uma vez um português que convidou um espanhol para ir jantar á sua casa. Depois o português disse ao espanhol:

- Vamos dar um passeio à serra da minha aldeia?

Decidiram-se a ir e subiram ao alto da serra. O português procurou um penedo com o bico aguçado; pôs a mão fechada em cima do bico da pedra e disse ao espanhol:

- Dá-me um murro em cima da minha mão?

O espanhol deu o murro e o português tirou a mão, ficando o nosso vizinho com a mão esfolada. ~



2.º Conto

Um dia três galegos foram para Lisboa; mas como não sabiam falar à política, não podiam sair à rua. Passado algum tempo disse um:

- Vou á rua ver se ouço qualquer conversa.

Ouviu:

- “Nós mesmo”.

Chegando a casa disse para os outros que já sabia falar. Decidiu-se então a ir outro a ir á rua e ouviu esta conversa:

- “Cá por certas coisas”.

Chegou a casa todo contente porque já sabia alguma coisa. Chegou a vez do último e resolveu sair. Na rua ouviu assim:

- “Pois isso sim”.

Quando regressou a casa também já sabia alguma coisa. Precisaram de sair e encontraram um homem morto, chegou então a policia e disse-lhes:

- Quem matou este homem?

Responde um:

- Nós mesmo,

- E porque é que o mataram?

Replicou o polícia. Responde o outro:

- Cá por certas coisas.

- Então, ide aí por adiante para a cadeia, que eu vou ali ao café e já vou.

Retorquiu o polícia, mas foi porque sabia que eles eram inocentes. Foram andando e encontraram um burro morto e disse-lhes um homem:

- Agora vamos matá-lo aqui à porrada.

Disse um:

E se ele revive?

Respondeu um outro:

- Deixá-lo reviver, os homens são para as ocasiões!




Conto do galo e da raposa




Era uma vez um galo, que o soltaram da capoeira e foi esgravatar um pouco distante da sua casa.

Andava então a esgravatar para ver se encontrava alguns bichinhos para a sua alimentação. Avistou uma raposa ao longe e que faz o galo?!

Abriu as asas e voou para cima de um grande sobreiro que estava ali perto. A raposa aproximou-se dele e disse-lhe:

- Ó amigo compadre, desce cá para baixo que temos ordem de andar todos juntos.

O galo respondeu-lhe:

- Não desço que vêm acolá uns caçadores com dois cães;

Era para a raposa fugir em direcção aos caçadores para a matarem. Mas ela, tanto se queria livrar da morte, que começou a correr e passou entre um campo de tremoços até pareciam que cantavam. E a raposa sempre a correr, dizia ela:

- Ai que linda festa para cantar e para dançar, mas agora não, que tenho muita pressa.

E assim foi a raposa fugindo livrando-se da morte.



Manuel Dantas

Sem comentários: