AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Merlim, Merim, Merelim...--Topónimos

Merlim, Merim, Merelim...


A palavra “mer” é de origem indoeuropeia com o significado de algo mágico, atractivo. Tomada pelo latim passou com o significado de puro, único,etc... segundo o dicionário Houaiss. Existem palavras toponímicas portuguesas e espanholas como merlin, merlim, melim, merim que são palavras que podem ter a sua origem em sacerdotes druidas ou, bardos, seus poetas, o que corresponde a celtas politeístas que adoravam as árvores sobretudo o Carvalho.

Normalmente, os topónimos “devesas”, locais de grande quantidade de Carvalhos, antigamente. É normal o Carvalho, o Alecrim, o Sobreiro, por exemplo, terem sido objecto de cultos religiões politeístas segundo L. Vasconcelos.

Segundo outros autores “Mer” advém do Indoeuropeu com significado de morrer e é a raiz de muitos vocábulos nas diversas línguas europeias que bem podem antesignificar como sinónimo de morte, mérito (honra) renúncia, (outra coisa) merecer (há quem não mereça) deixar de, ser honrada (meretriz) propriedade de, como moeda de troca, (mercado) como algo que se esconde (mergulho) e os termos usados ainda (compra e venda) merceeiro e o mercenário (comprado para matar) . Com o significado de homem (mêr) ainda é usado na Turquia.

O emer é o mesmo que mágico. Pelos curdos da Turquia mêr tem significado de “homem”.

(in Toponímia portuguesa, galega e brasileira, de ...)

Nome pessoal Merno (escuro), Meridius, de Merius, merloo, mernus(de origem etrusca), segundo Eligio Rivas Quintas, in Onomástica.

Romanceando, a quarta-feira em Francês ainda é de origem do Planeta Mercúrio - Mercredi (a morte é o fim da vida terrena e o princípio da vida do Além (está no meio) e no alemão Mittwoch (quarta-feira ) é o dia do meio da semana, em inglês Wednesday ( dia de Onni, deus principal nórdico) deus da união, por isso, Wesd signicar casar, unir, então pode ocupar o lugar no meio dos dias da semana como no alemão, une os dias da semana.
O Im como sufixo pode representar o plural hebraico.



A evolução da linguística desde o primeiro A!...em qualquer parte do mundo, do planeta e em qualquer tempo tem uma evolução sem paragem. Hoje é ainda mais rápida e o Inglês pretende ser a língua universal...e é normal ouvir-se falar na colonização pela língua inglesa...

Sem comentários: