AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O pintor vianense António Alves e a Rua da Bandeira












A casa do lado direito estava encostada ao prédio da família Câmara Lama conforme se vê um pouco de cantaria do lado nascente desse prédio. Nesta casa viveu o Joaquim Teixeira casado com a Zefinha e tiveram uma só filha, a Isabel de Jesus Teixeira, que eu bem conheci e esta foi mãe de Ana Teixeira, todos falecidos. Ponto final nesta geração.


A casa que segue para a esquerda viveu a Carma “do Janeiro”, mãe de José, casado com geração, já falecido e o Benjamim também casado e com geração mas a viver em França.

A casa que se segue para a esquerda e da qual só se vê um canto, corresponde a metade da largura da casa maior que aqui se regista.

Nesta casa, viveu o pintor vianense António Alves, falecido em 26 de Março de 1984 e aqui nasceu e os seus filhos Álvaro e Deolinda; o Augusto nasceu onde vive hoje, é a casa de Capitão Cerqueira, antiga casa do Capitão Mendes de Isaura Mendes.

Depois passou a residir na casa à Rua da Bandeira, assinalada pela homenagem feita pela Associação dos Alunos da Escola Técnica com placa que perpetua a casa de um homem da Arte. Tanto o filho Augusto e o Álvaro continuam a dar sinais seguros do ditado que diz”filho de peixe sabe nadar”.

A foto é de “O vianense” de 30/05/1984, onde mostrava pouco do tipo de pobreza no Bairro da Bandeira, das muitas casas que ainda conheci e que ainda há duas ou três, mas parece precisarem de restauro com manutenção da arquitectura que têm para que sirvam monumento ao passado Bairro pobre deste lado da cidade.

C.

Sem comentários: