AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Maria Alice - Era uma vez uma rapariga chamada Filomena. Serra d'ARGA

Conto


Era uma vez uma rapariga chamada Filomena.

Essa rapariga ia guardar ovelhas ao monte e levava linho para fiar.

Um dia quando guardava as ovelhas um ladrão matou-a e cobriu-a com ramos de árvores.

Como ela era santa, o povo mandou erguer ali uma ermida.

O ladrão que a matou, dali a um ano tornou a passar por ali, e perguntou aos pastores: “que ermida é esta?”

- É Santa Filomena

Que o ladrão matou

Coberta de ramos

Aqui a deixou.

O ladrão reconheceu a sua culpa, foi à ermida e disse:

- Santa Filomena

Perdoa-me a morte

Respondeu Santa Filomena:

- Como te hei-de perdoar

Meu grande carniceiro,

Da minha garganta

Fizeste talheiro

Do meu coração

Fizeste dinheiro.



Maria Alice

Pág. 242 Uma rapariga sem nome dobava nos chifres de vaca, a vaca como castigo foi morta e a menina foi fechada e mandada  pela madrasta para o monte.

Sem comentários: