AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 20 de novembro de 2011

Conto D. Celibana 2 -Serra d'Arga- Manuel Fernandes

Conto D. Celibana 2




Era uma vez um rei, que tinha várias filhas entre as quais uma era solteira.

Numa noite de verão, a filha solteira, levantou-se da cama, pegou numa viola e foi tocar por um corredor fora.

O rei ouviu aquela algazarra e disse:

- Que queres tu?

- Queria casar. Só sendo com o conde Alberto que tem família.

O conde Alberto entrou no palácio de rei e disse:

- Que queres rei? Que queres rei?

- Quero que mates a tua mulher para casares com a princesa Celibana.

- Não, não mato.

- Mata conde! Mata conde! Se queres valer a tua vida.

O conde chegou a casa e contou à sua mulher.

A mulher disse:

- Trazei-me cá o filho mais velho, o do meio e o mais novo que lhe quero dar de mamar; mama, mama meu menino, que a tua mãe amanhã está na sepultura. Ai Jesus, Senhor! Tocam tanto os sinos das catedrais, quem morreria?

E o menino respondeu:

- Foi a princesa Celibana, pelos pecados que fazia: descansar os bem casados e casar os mal casados.

O conde, quando o soube fez uma festa e não matou a mulher.



Manuel Fernandes

Sem comentários: