AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 20 de novembro de 2011

Conto Casa dos ciganos - Serra d'Arga -Lendas

Conto


Era uma vez um homem que se ia casar e resolveu matar o seu galo, mas este fugiu. Seguiu o seu caminho, encontrou um gato e perguntou-lhe:

- Que estás aí a fazer?

- O meu patrão bateu-me e eu fugi.

- Queres ir comigo?

- Quero.

Mais adiante encontraram um carneiro e perguntaram-lhe:

- Que estás aí a fazer?

- Queriam-me matar e fugi.

- Anda connosco.

Depois encontraram um pato e um cavalo; fizeram-lhe as mesmas perguntas e estes foram com eles. E lá foram todos cinco. Encontraram uma casa que era de ciganos e entraram. O gato pôs-se na lareira, o carneiro e o galo no galheiro, o burro e o pato traz da porta.

Quando os ciganos vieram, disse um:

- Olha, o lume ainda está aceso. Ainda tem duas brasinhas; vou acender o cigarro!

Eram os olhos do gato que reluziam. Ia acender o cigarro nos olhos do gato e este atirou-se aos olhos. O cavalo começou às patadas à porta; o pato começou:

- Parte!

- Parte!

O galo a cantar. Então os ladrões disseram:

- Fujamos, que eles são mais de mil!...



António Gomes

Pág. 178

Semelhança: perdiz – galo - gato

Sem comentários: