AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 20 de novembro de 2011

Conto do Galo e da raposa- Serra d'Arga - Lendas

Conto do galo e da raposa




Era uma vez um galo, que o soltaram da capoeira e foi esgravatar um pouco distante da sua casa.

Andava então a esgravatar para ver se encontrava alguns bichinhos para a sua alimentação. Avistou uma raposa ao longe e que faz o galo?!

Abriu as asas e voou para cima de um grande sobreiro que estava ali perto. A raposa aproximou-se dele e disse-lhe:

- Ó amigo compadre, desce cá para baixo que temos ordem de andar todos juntos.

O galo respondeu-lhe:

- Não desço que vêm acolá uns caçadores com dois cães;

Era para a raposa fugir em direcção aos caçadores para a matarem. Mas ela, tanto se queria livrar da morte, que começou a correr e passou entre um campo de tremoços até pareciam que cantavam. E a raposa sempre a correr, dizia ela:

- Ai que linda festa para cantar e para dançar, mas agora não, que tenho muita pressa.

E assim foi a raposa fugindo livrando-se da morte.



Manuel Dantas

Sem comentários: