AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Viver com Valores PN 2004

VIVER COM VALORES
E, a propósito, interroga-se: que relação tem este assunto com o grande tema das JORNADAS que irão realizar-se sobre "FÉ E COESÃO SOCIAL"?
De grosso modo não é necessária muita reflexão para se concluir que a ligação se estabelece logo que as palavras viver e valores surgem no frontispício do texto.
Viver com valores, só por si, é uma realidade experiencial do quotidiano da humanidade. Mas é uma realidade que tem de ser assumida no dia a dia, para que a vida com valores possa garantir uma sociedade mais fraterna.
Viver com valores não é um bem adquirido nem um bem que se possa comprar. É uma exigência, que torna a experiência de vida grata e gratificante, capaz de ser motor de unidade e coesão. É enriquecer o mundo, torná-lo mais justo, mais verdadeiro, mais humano. É fazer com que cada um seja ele mesmo, uma realidade pessoal mas solidária com todos. É perdoar para tornar presente o perdão, é ser sinal de amor e presença de Deus, já que Ele se tornou dádiva de amor por cada um de nós. É fazer o bem mesmo sem olhar a quem, pois se deixarmos de o fazer, o mundo fica mais empobrecido, porque ninguém pode fazer por nós o que só a nós pertence fazer, nem tão pouco podemos adiar fazê-lo, porque o tempo que passou não tem retorno.
Mas não será isto o que todos pensam?
Como concretizar o que, em teoria, é tão perceptível?
Que valores viver nos dias de hoje, em que toda a dinâmica da vida parece não compadecer-se com momentos de paragem, com tempo e espaço para reflexão?
Que valores defender para a família hoje?
Que valores para as famílias divorciadas, separadas, recasadas...?
Vida e Valores são duas realidades que não se podem separar, pois não há valores sem vida e não há vida em plenitude sem valores.
A vida de cada um é, em si mesma, um valor exigente, frágil e dependente. No entanto, foi por esta "vida" que Cristo aceitou o sacrifício da cruz. Por isso, vale a pena "perder" tempo na reflexão desta vida que queremos melhor.
Que vale ao homem a riqueza se está vazio de valores e estes não são passíveis de compra?
Que vale ao homem saber muito, ser muito importante, se não for capaz de entender que o maior valor é a riqueza da humildade?
Contribua com a sua presença nesta oportunidade de reflexão e analise, sobre estas questões que a todos dizem respeito.
(Donzília Eira, da Comissão)

Sem comentários: