AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ROMEU DE SOUSA


ROMEU DE SOUSA
Não foi uma surpresa grande, pois o colega que lhe deu os últimos sacramentos, tinha-me falado do seu estado de saúde.
Assim aconteceu com o Romeu Fernando Martins de Sousa, que, aos 24 dias de Novembro na unidade local de Saúde do Alto Minho, entregou a sua alma a Deus, aquilo que ele esperava, pois quando a família ou os amigos o confortavam e lhe incutiam esperança ele dizia: "Se do lado de lá dizem que é tão bom porque não me deixais ir para lá".
O Dr. Romeu de Sousa, advogado, formado em Coimbra, depois de ter passado por Braga, deixa história em Viana do Castelo. Era um católico assumido e praticante, cheio de convicções religiosas e de uma formação e cultura religiosa de grande vulto e pela qual fundamentava toda a sua vida familiar, social e política. Era filho de Romeu Laureano do Vale Alves de Sousa e de Maria José Martins de Sousa, nascido em Vila Praia de Âncora, onde, aliás se realizou o funeral e foi inumado no cemitério onde se encontram os restos mortais de seus pais.
Deixou viúva a Filomena Edite Abreu Ponte da Luz Martins Sousa, educadora de infância, reformada, e 5 filhos: A Maria Raquel, Edite Maria, José André, João Rui e Luís Paulo. Todos casados à excepção do André e todos com filhos à excepção do André e do Luís que, embora casado, ainda não tem geração.
Bom marido, bom pai e um bom amigo. Partiu aos 73 anos de idade.
Como político fez parte da oposição antes do 25 de Abril, fez parte da Comissão Organizadora do Congresso de Aveiro.
Depois do 25 de Abril foi vogal da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Delegado Distrital da Região Geral dos Desportos, membro da Assembleia Municipal de Viana, candidato a deputado da Assembleia da República nas listas do MDP/CDE, Membro da Comissão Nacional e Distrital da Candidatura de Maria de Lurdes Pintassilgo à Presidência da República. Foi ainda fundador do Bloco de Esquerda em Viana. No desporto presidiu a várias direcções do Basket, da Assembleia Ancorense, do futebol de Âncora, Presidente da Direcção do S.C. Vianense e do Taurino.
Participou na organização de umas jornadas da Paróquia e foi interventor em outra. Gostou do nosso projecto da Igreja, gostava de a ver construida e foi um dos primeiros a contribuir e, doente, ia, mesmo assim, contribuir mais, gostava de assistir à inauguração. Se 50% da Paróquia tivesse o mesmo pensar e agir perante a fé e as obras, a Igreja nova não seria agora um problema material para a comunidade.
Romeu de Sousa era um defensor de causas justas.
Apesar da sua militância política, manteve-se sempre firme à fé, valores que procurou incutir na família porque o seu lema sempre foi este: "Homens sêde Homens, Homens sêde bons", palavras de João XXIII
Ficava sempre perplexo quando os outros não viviam a mesma fé que ele, mas respeitava-lhes a liberdade.

Sem comentários: