AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 27 de dezembro de 2009

Honra e Mérito



Fui encontrar António Fernando da Costa Lima Afonso, nascido a 18 de Outubro de 1942, no Bairro jardim, filho de Matias Francisco Afonso e de Conceição da Costa Lima. Muito cansado e já com alguma limitação para gerir a empresa que depois dos 18 anos conheceu e se radicou.
Depois de fazer a escola do Carmo, foi trabalhar como carpinteiro e marceneiro. Estudou à noite, na escola Industrial, pelo que tirou o curso de carpinteiro marceneiro. Casou com a filha do patrão, a Rosalina Martins de Conceição Pires de Lima. Foi para a tropa. Não esteve no Ultramar e tirou aí o curso de electromecânica e radioamador.
A empresa que começou a trabalhar com 18 anos era a casa dos móveis Zulmiro, à rua, de Manuel Espregueira. Hoje é de móveis e decorações. O Fernando Afonso é um trabalhador criativo. Ele desenha, trabalha o ferro, a madeira, assim como faz todo o serviço de construção. Executa tudo isto sem necessitar de arquitecto, desenhador, nem contabilista.
Sempre dirigiu esta casa depois do casamento. Chegou a ter 4 empregados, mas hoje só tem um e conta com a esposa. As grandes superfícies e a crise afectaram-no, mas tem clientes antigos e também chegam novos, assim vai equilibrando o barco. Toda a decoração da casa e arranjos são fruto da sua imaginação e até da sua mão de obra, sempre tudo dirigido por ele.
Ainda faz toda a contabilidade e tem tudo em ordem, apesar de, às vezes, nem sempre quem deve ajudar ainda atrapalha. É a vitimização das pequenas empresas ou médias.
Gosta muito de animais. É uma pessoa sociável, como seu pai, que erauma pessoa excepcional, os dois eram como irmãos. O Fernando tem uma irmã. Maria José casada e com filhos e já avó. Os dois são engenheiros e estão a viver fora.
Tem uma vivenda em Afife, onde se distrai e o resto do tempo passa-o aqui. É segundo ele 100% católico e devoto do Sagrado Coração de Jesus a quem reza pela manhã e à noite.

Sem comentários: