AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Intervenção social numa Paróquia PN 2004

Projecto de intervenção social na Paróquia
Sempre foi um apanágio do Padre Coutinho não olhar para trás quando sente e vive a miséria dos outros, por vezes, esquecendo-se dele mesmo.
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, uma das paróquias da cidade de Viana do Castelo – a maior demograficamente, com quase 12.000 habitantes espalhados por mais de 3500 fogos,está a preparar a remodelação de todas as suas valências sociais, congregando serviços dispersos por toda a área a leste da cidade.
No Jantar de Convívio de mais de 600 pessoas pelos 25 anos de pastoreio do Pe Coutinho, foi o apelo lançado pelo pároco para começar em Março a obra se até 31 de Dezembro arranjasse ofertas no valor de 500.000 euros, pois contando com o apoio do Estado ainda será preciso juntar mais 1.000.000 euros à conta da Paróquia.
"O desaparecimento de um mundo tipicamente rural da zona da Abelheira gerou uma expansão urbana sem precedentes, onde surgem muitas carências materiais e sociais a que a Paróquia, através da sua Obra Social, procura pôr termo", explica o Pe. Artur Coutinho, pároco local. Já previa isto logo que deu entrada em 1978 nesta Comunidade, segundo nos disse.
"Estamos a lidar com uma dispersão muito grande, em toda a área da paróquia, ainda para mais porque a igreja fica longe do maior aglomerado populacional. Agora vamos tentar aglomerá-las num grande centro", explica o pároco.
O novo projecto inclui uma igreja paroquial com espaços polivalentes, tendo em vista também acontecimentos litúrgicos, culturais e recreativos. "Contamos para isto com o apoio do FEDER e do IPAAR, porque temos uma área social e uma área comum, além de um espaço estritamente paroquial", revela. Para o Pe. Artur Coutinho, "a Igreja está a dar respostas com infra-estruturas algo desadequadas e agora pretendemos melhorar esse aspecto, porque a reacção das pessoas é positiva".
A paróquia criou há 25 anos o Centro Social "Nossa Senhora de Fátima", que gerou outras valências como o centro de dia, um jardim de infância, um centro de acolhimento para crianças e bebés abandonados, a assistência ao domicílio integrada e um serviço de apoio ao domicílio, a deficientes e a cegos, além de um balcão de voluntariado que todos os dias distribui apoio material aos mais necessitados.
A população local foi desafiada a colaborar e a reagir, mesmo antes do arranque efectivo das obras. O pároco lançou já a campanha dos "mil amigos", "quinhentos amigos" e "cem amigos" em função do montante que as pessoas são chamadas a oferecer para este novo projecto.
Não atingiu os objectivos quanto aos 100.000 contos, mas entre o recebido e o prometido não vai longe, até porque, segundo ele, pouco mais de duas centenas de amigos correspoderam. Outros ainda virão e a outros terá de estender a mão, como qualquer pobre e sério...o que não fará falta, pois ao Padre Artur Coutinho, em Viana, ninguém tem a coragem de dizer que não, não só porque era de Mazarefes com a sua família sempre envolvida em Viana, contando com muitos amigos, já desde a infância onde fazia um mês de praia todos os anos, ainda os dentes lhe estavam a crescer já aqui tinha morada com sua avó paterna.
Desde a Casa dos Rapazes onde trabalhou como preceptor até à Serra d’Arga, e mais 25 anos nesta paróquia onde grangeou cada vez mais simpatia e amigos, creio que não será difícil a conclusão dum projecto tão necessário como é aquele que a Câmara Municipal viabilizou para o coração da nova Abelheira.

Sem comentários: