AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Hic est Domus Domini- Aqui é a Casa do Senhor

Hic est Domus Domini

Encontramos muitas vezes em capelas ou igrejas estas palavras latinas que querem dizer “Aqui é a casa do Senhor”.
Muitos que não sabem latim já sabem traduzir esta frase, pois não é difícil deduzir que Domum deu domicílio e Dominum deu domínio...É, por isso, fácil chegar a casa e a senhorio,dono,...senhor...
Isto quer dizer que aqui é a verdadeira e autêntica mansão, que no latim quer dizer residência, lugar, sítio, morada, embora Cícero lhe desse também o significado de paragem, demora em algum estar. Suetónio deu-lhe o significado de estalagem e Plínium empregou-a como viagem demorada.
Também foi atribuída a sua origem aos francos da palavra maçon (pedreiro) porque este se fixava em algum povoado. Maison é casa em francês.
Na base está a palavra maçã, donde, mausoléu, mazza, magi, masse; em Italiano: magione, magi, magione, magistério, magistrale, magistrato; em Espanhol: mansione, manso, manzo.
O Mausoléu pode ser um monumento, um obelisco, uma tumba grandiosa, normalmente construída com a figura do líder ou de figura importante que morrera. Ricos mauloléus vêem-se nos cemitérios de Génova, na Itália, e em Buenos Aires, na Argentina. Há porém, outra origem desta palavra, provindo do rei Mansoléus, da Pérsia.
Algo, que está isolado como uma mansão, numa casa onde se habita e se é lá senhor e dono.
A mansão dos mortos é o cemitério. Onde os mortos dormem o sono dos justos (e um dia ressuscitarão para a vida eterna).
A nossa casa é uma mansão. Se não o é, devia ser, ainda que um apartamento.
Se sou cristão, a minha casa deve ter algum sinal da minha fé, ainda que seja apenas um crucifixo num dos quartos, em todos os quartos, ou apenas numa sala de visitas ou de estar.
Antigamente havia um oratório e, hoje, nem sequer um crucifixo, em muitas das casas!
Com um sinal destes uma casa bem podia ter também à porta da entrada “Hic est domus domini” e os que lá moram ser testemunhas desta presença permanente do Senhor como quando se vai orar comunitariamente à Igreja.
A família é a Igreja doméstica. A mansão, isto é, a casa é um espaço sagrado porque o dono tem o domínio, é o senhor, é a autoridade, princípio sagrado onde deve estar a origem da sociedade que é, por isso, uma fonte de poder. O que se diz a propósito da casa, diz-se a propósito do quintal, da quinta ou duma terra, onde antigamente os anciões é que formavam o senado, como entre os ciganos existe o patriarca que é o mais velho a quem toda a gente obedece e é o encarregado de resolver os problemas.
É por isso que Dominus (Senhor, dono) provém de Domus (casa), é o dono da casa e de tudo quanto ela tem.
Assim o que se diz da casa ,diz-se de uma terra, duma aldeia, duma vila, ou cidade, ou nação ou conjunto de nações. Por isso todos gostam mais da sua terra, da sua sede de concelho, da cidade do seu distrito ,da sua região, da sua Pátria porque em todos estes items se revêem na cultura, na arte, nas suas tradições e costumes; embora isto não seja tudo porque “Deus super est”.

Sem comentários: