AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Catequista há mais de 50 anos

50 anos de Catequese
A Maria da Conceição Carvalhido nasceu a 27 de Novembro de 1946 e é filha de Domingos Rodrigues Carvalhido, já falecido e que toda a vida foi o sacristão da capela da Senhora das Necessidades, e de Rosa dos Anjos Gonçalves Arieira, tia do Sr. Padre José Rodrigues, Pároco de Cardielos.
A Maria da Conceição é irmã de Maria Isabel falecida em criança, de João Baptista casado com Zulmira Branco, ele já falecido deixando um casal de filhos licenciados, José Gonçalves Carvalhido, solteiro e Luís Gonzaga Gonçalves Carvalhido casado com Maria de Fátima e com um casal de filhos, a mais velha já Licenciada; a Maria Madalena, solteira; a Maria de Fátima casada com João Silva e com 2 filhos.
A Conceição fez a 1ª comunhão na capela da Senhora das Necessidades e a Comunhão Solene na Igreja Matriz, hoje Sé Catedral. Aí começou a dar catequese com a “Mariquinhas da Luz” de quem aqui já falámos. Apesar da Maria da Conceição não ter seguido os estudos foi sempre uma autodidacta depois de sair da escola. O trabalho dela era o campo e a casa. Se horas livres havia dedicava-se à leitura, ao estudo e assim se desenvolveu ao ponto de fazer o curso de iniciação de catequista e depois fazer o curso complementar de catequese, bem difícil, mas conseguiu e normalmente os adolescentes gostam muito dela, mas ela também gosta sempre dos adolescentes que o secretariado lhe põe nas mãos.
A Maria da Conceição é Ministra Extraordinária de Comunhão. Todos os Domingos leva a comunhão depois da missa da catequese a meia dúzia de doentes.
Ela é sobrinha de Rosa Rodrigues Carvalhido, Maria da Conceição Rodrigues Carvalhido, Conceição Carvalhido, Maria Madalena Carvalhido e João Rodrigues Carvalhido.
Bodas de Ouro não é para todos. Por isso foram interessantes as ovações da assembleia das 11 horas do dia 2 de Julho, como surpresa, assim como os testemunhos dos antigos catequisandos que lhe passaram pelas mãos. Parabéns e Felicidades.

Sem comentários: