AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 12 de dezembro de 2009

Rir e chorar faz bem à saúde

Rir e Chorar ...
Rir é arte de contrair os músculos e as linhas da face à volta, de um modo especial, da boca por motivos de alegria ou nervosismo. Expressão alegremente assumida com uma grande gargalhada, por exemplo.
É o riso e o efeito de rir. Chorar é o acto de derramar lágrimas, ou com este choro lamentar-se; mas também as árvores choram quando derramam seiva, ou as maltratam. Pode-se chorar por arrependimento, e este é dor de alma. O choro é o pranto, ou uma cantilena e dança que se chama choro e os chorões também são aqueles que participam na dança.
Rir e chorar são antagónicos, mas tanto se chora de riso como se ri de tanto choro. Rir faz bem à saúde, é o melhor remédio contra as depressões. O choro é depressão e o rir é descontração.
Se candeia rir está o inverno para vir, ou se, em Fevereiro, vires o trigo luzir põe-te a rir, se o vires verdejar, põe-te a chorar. São ditados antigos carregados de sabedoria popular.
Há quem não chore apesar de sofrer grande dor. Há muitos modos de chorar e o choro do coração, onde as lágrimas são internas quando os olhos tristes lacrimejem apenas para o interior. Não chora só aquele que deixa deslizar lágrimas pelo rosto, não só chora quem copiosamente lacrimeja. “Há lágrimas de crocodilo” o que quer dizer que são falsas, são lágrimas de prazer, de alegria! Rir muito até chorar de tanto rir, juntam-se os antagonismos. Também as duas “ idiotas fizeram rir e chorar Camilo” e há quem diga que “ a mulher ri quando pode e chora quando quer”.
Rir e chorar, sobretudo, chorar tudo depende de cada pessoa. Nem todos somos iguais. Há quem ria com facilidade e daí o ditado: “muito riso, pouco siso”. Às vezes é tão bom, tão bom que é de comer e chorar por mais” e há quem diga verdades a rir aos que mentem a sério, segundo António Aleixo e “viúva com um olho chora e com o outro ri como um sino quando repica”.
Ai! – é um grito de dor e não é verdade que o “choro da viúva é água de chuva”.
Aquele tem cara de chumbo e um riso metálico. É diferente do da cara alegre como quem dá sinal de boa disposição, preparado para rir.
A vida é motivo para rir e rir é alegria. Muitos se riem para os outros, é melhor porque, o pior é quando alguém se ri dos outros.
Rir é sinal de bom humor, rir-se-ão os ricos quando lhes dizem que têm de passar pelo fundo de uma agulha, mas um dia chorarão porque não compreenderam a lição. Riem-se os pobres porque se sentem felizes com o pouco que têm...
Há muita necessidade de rir, pois faz bem à saúde, ao coração. Uma gargalhada ao ver uma comédia, ao ouvir uma anedota, faz bem à saúde e “aumenta a esperança média de vida”… não há nada tão mau como os males para nós mesmos, de sobrancelhas carregadas, de olhos frios e de rosto de chumbo, cor metálica, faz a pessoa depressiva ou chorosa para dentro.
Não vivemos sozinhos, Deus deu-nos outros humanos para convivermos. Cristo ordenou aos apóstolos que ouvissem e perdoassem.
Chorar é lindo! É a outra face do outro que desconhecíamos e nos leva à compreensão e à esperança que depois da tempestade bem a bonança, a felicidade. As lágrimas são salgadas porque são frutos da dor. O meu rosto é lindo quando me rio ou choro. Todos devíamos pensar assim. Faz parte da vida. Não há alegria sem tristeza.Choram os animais. Choram as plantas e as flores. Há chorões e tenho muitos no meu quintal. Chorar é verter lágrimas também, quando se chora pela morte de alguém. Há o chorar de dor e de alegria. Há o rir até doer a barriga e há gemidos, soluços, acompanhados de lágrimas para de olhos protegidos, com a lubrificação das gotas que deles saem podermos continuar a guardar respeito, apreço, histórias divertidas, humor e boa disposição e fugirmos à depressão.
Não podemos esquecer que o “sorriso” é a medida mais curta entre duas pessoas. Deixemos chorar porque “quando a alma chora é porque vão as lágrimas embora”.
Vários autores compuseram músicas diferentes para este Réquiem, como, Mozart, Verdi, “Lacrimosa dies illa, / Qua ressurget ex faville, / Judicandus homo reus, / Huic ergo parce Deus: “Puer” Jesu Dominé, Dora eis requiem. Amen”.
Eu choro sem lágrimas, não sei se uma vez na vida chorei com lágrimas. Muitas vezes me emocionei mas sempre para sentro. Se acharmos que o choro só são lágrimas que poderemos dizer do homem sem cor, sem amor, sem sentido que é homem capaz de chorar sem lágrimas? É natural porque há outros que não só os meus que só choram, quando se petam as cebolas, então, todos eles brotam lágrimas, mesmo sem quererem.
Não considero que aquele que chora sem lágrimas não sinta a fragilidade da sua alma, mas para outros pode ser o único conforto. Há dor profunda que não se vê, que se esconde mesmo quando ela é enorme. Passei muitos anos que chorava muitas vezes o meu coração e cheguei a pensar que não poderia continuar a participar em funerais ou sofrer dores “infernais”, mas a minha vida deu um pulo no sentido de qualidade. Foi a fé que me salvou, é Deus que está comigo e eu com Ele nos irmãos que se cruzam no meu caminho. Nessa altura sinto que nunca temos razão para chorar com lágrimas copiosas porque qualquer dor moral ou física é sempre uma dor inferior ao sofrimento do Amor de Jesus que, por nós, morreu na Cruz.
António Aleixo tem uma quadra muita linda: “! Após um dia tristonho, de mágoas e agonias, vem outro alegre e risonho, são assim todos os dias” e outro ditado com a sabedoria popular se relaciona com o choro de uma candeia:Há um ditado que nos dá uma lição se a candeia chora está o Inverno fora.

2 comentários:

Deus disse...

Também gosto muito de chorar, mas ainda gosto mais de rir.

Anónimo disse...

Óptimo. Eu não gosto muito de chorar...mas tive ocasiões de grandes emoções e as LÁGRIMAS nunca me vieram aos olhos e, nesses casos,eu gostaria.
Há muitos modos de chorar. Que,de facto, seja melhor rir, aceito.
Quando tivermos motivos para chorar com lágrimas ou sem lágrimas, ao menos que nunca sejam de desespero, mas de esperança, como dizia S. Paulo.
No entanto, continuo a pensar que chorar e rir faz bem à saúde.Padre Coutinho