AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Os Olhos Meus?...

Os Olhos Meus?...
Tenho graças a Deus dois olhos no meu rosto e, como é natural, um par de olhos castanhos que a natureza me deu. Há animais que não têm olhos e todos conhecem. Um deles é a toupeira. Portanto ninguém me pode chamar toupeira por falta de olhos. Deus seja louvado.
Na mitologia existem animais só com um olho. Também há animais que têm olhos que só podem ver no escuro da noite, como o morcego. De noite não consigo ver como qualquer um da minha espécie, portanto, também não me podem chamar morcego, nem gato.
Também não sou vesgo, nem tenho o vício de fazer como a víbora em lamber o fogo. Esta linguagem parece de pedra, mas há insectos que têm olhos multifacetados.
A palavra olho, em Lusitano ocl, em Ibérico oculu, em Latim oculus,em Espanhol ojo, em Inglês eyes,em Alemão auge, em Italiano occhio , ziua em Moldavo, em Árabe é ain, otchi em Ucraniano.
Tenho tido contacto com cegos. Não sei bem o que cada cego pode sentir em relação à vida, mas os que conheço sempre os conheci muito felizes e cheios de talento, eloquentes a falar, a escrever e sociabilizam-se com facilidade, têm um tacto e um olfacto bem apurado. Cegos são os que não vêem ou porque nasceram assim, ou porque alguma doença os levou até aí. No entanto, compreendo que ,no coração há um olho que descobre saberes e perspectivas novas espirituais e humanas. Acredito piamente nisto. O cego é e pode ser mais feliz que eu. Para mim é triste, mas Camões deu nome a Portugal e só com um olho.
Esta nossa língua é muito dinâmica e assim há olho para tudo: o olho do moinho(que é a perfuração da mó), o pai Paulino tem olho, uma vista d´olhos, (ver rapidamente), ter olho vivo (ser perspicaz), é de olho fino e pé ligeiro, ter os olhos bem abertos(estar atento ou prevenido), mirar (olhar), mirolho (se só tem um olho) ou se há estrabismo. O caçador tem dois olhos, mas só usa um, é como que se tratasse do casamento do olho com a arma (quando cola um dos olhos à arma para matar e fecha um olho para que possa “mirar” com mais objectividade, pois com os dois olhos dispersa o ângulo de visão. Só nos encontramos verdadeiramente, quando estamos frente a frente, olhos nos olhos, é que eles também falam e manifestam graça, alegria, raiva, ódio, nervosismo, assim como contrário, amizade e... no extremo Amor...
Olhar nos olhos (é frente a frente em diálogo franco, aberto, sem esconder nada). Os olhos dão outro espírito e alma, às palavras que proferimos. “A Lâmpada do corpo são os olhos; se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado...”(Cf.a Bíblia) É por isso que não quero ser olho de couve, nem de alface. Nos olhos lê-se o cansaço, a sedução, até os olhos do outro se rirem de prazer ou se abrirem de espanto.
Não gosto de olhos vidrados que me lembram os mortos, nem dos olhos avinagrados (sinal de febre ou álcool). Há quem pisque os olhos. Até a Coruja.Cuidado com o levar um tapa-olhos...Bem alguém se calava, mas os olhos piscavam para o lado dizendo um “sim” disfarçado. Deu-lhe uma piscadela d´olho, parece que lhe quer alguma coisa. É muito vulgar dizer-se que os olhos são as janelas da alma, isto é, espelho do carácter. Noutras ocasiões “o jogo de olhos”, e o empregado está com o olho no patrão, mas o patrão também estará com o olho no empregado. É d’ olho arisco,isto é, difícil de ser apanhado,esperto. Percorrendo os nossos autores, Camões, Eça de Queirós, João de Barros, nacionais e estrangeiros, encontramos muitas lições; “seus olhos vi o mal claro (...) pois cara sem olhos viu”.As “Pupilas do Senhor Reitor”, a menina-do-olho, a pupila, olho branco... cuidado que pode ir para o olho da rua.
Os olhos de água são fontes, nascentes... e levamos em olho de conta muito do que se faz... Se tem olho de gato vê de noite como os morcegos, têm olhos esverdeados ou amarelados. Os olhos castanhos são os mais comuns; os pretos são mais usuais na África, Ásia e nativos -americanos; os cor de mel, na Rússia, Ucrânia, sul e centro da Polónia; os azuis de origem norte-europeia e leste-europeia, cor de cinza (estes mudam de cor conforme as cores que os cercam; olhos verdes de origem celta, germânica e eslava; azuis-esverdeados; violeta e vermelhos. O olho marinho é terreno de tanta água que tem ligação com o mar e o olho mau é o do mau olhado.
Também se mede ou pesa a olho, isto é, aproximadamente, tudo acontece a olhos vistos e ninguém tem a coragem de pôr os olhos nisto, levou uma molhadela até aos olhos e, pelos lindos olhos, alguém se deixou seduzir, mas o importante não são os olhos, são os valores e as virtudes humanas e cristãs.
Também muitos correm os olhos por uma assembleia, mas não vêem nada. No entanto, cravar os olhos é fixar, assim como o dar nas vistas, piscar o olho ou deitar areia nos olhos a alguém é coisa que não se faz. Entra-lhe pelos olhos dentro, mas não vê aquilo que é evidente. Não pregar olho pela noite dentro (não se dormir,) são “os seus olhos que são generosos” quando dizem que tenho uns olhos bonitos ou fiz uma boa acção porque só cumpri o meu dever.
Quem tem gatos, tem um olho no prato e outro no gato. Os olhos só não vêem se o coração não sente.
Meus olhos, são muito meus!... O que seria eu sem eles? É por isso que esfregar ou coçá-los, só com os cotovelos. São frágeis, não podemos brincar com eles. Deus deu-me a luz do dia para apreciar bem as coisas e as formas, mas a córnea, a iris, a pupila, o cristalino, a retina, a esclera e o nervo óptico são peças muito sensíveis que tenho de proteger com as sobrancelhas do suor que é salgado e que cai da testa, com as pestanas, nas pálpebras, para mos proteger da poeira.
Meus olhos, ajudai-me a ver o irmão que precisa de ajuda e a ver aquele que me quer enganar.
Já sofri de biplopia, não eram propriamente os meus olhos que estavam mal, mas os músculos oculares que me faziam mal com uma crise de fibromialgia. Não sou olho de santo, também não gosto de olho por olho, nem do olho turco( mitológico) do género do Minotauro ou do Ciclopes. .
Poupe os seus olhos, dando-lhes alegria, paisagem para ver, admirar e desfrutar das águas, dos ares do mar e do descanso nocturno, porque os olhos se queixam de seu cansaço.E só para terminar não se esqueça que segundo a Bíblia os olhos podem ser formosos como os das pombas (Cf. Cântico dos Cânticos) é uma característica peculiar das pombas focalizar só uma coisa no mesmo tempo e não várias. Que eu possa, Senhor, focalizar com os meus olhos só o Salvador. E como diz S. Paulo, eu tenho medo que seja enganado como Eva, nessa hora, que seja então corrompida a minha mente e, se a partir daí, simplicidade e pureza devidas a Cristo. Que os meus olhos se mantenham fixos, em Jesus; fácil de escrever, mas difícil na prática de o fazer...Eu sei, ó Senhor, que são doces as tuas misericórdias e és fiel na minha fraqueza, apesar do meu orgulho e da minha vergonha, mas, por isso preciso de ti para me guardares os meus olhos que tu próprio me deste.“Uma pessoa irada não faz o qu é justo aos olhos de Deus...” (Seg. a Bíblia)

Sem comentários: