AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

As meias rotas

As Meias Rotas
Um dia, era Quinta-feira Santa, no salão da Paróquia, celebrámos o “Ágape” antes da missa da Instituição da Eucaristia.
A ordem foi dada sem ninguém contar:” Todos tirem os sapatos e descalços vamos rezar vésperas”. Aparece o pão ázimo, o cordeiro assado no forno, as ervas amargas e o vinho doce.
Não havia talheres. Era tudo à mão.
O que mais me surpreendeu é que jovens e menos jovens cumpriram ordens à risca e se alguém tinha meias rotas, ninguém teria estado a olhar para isso. Suponho eu!
O importante foi a celebração em si que caiu espiritualmente da melhor maneira. Foi surpreendente a ocasião de convívio sério e convincente de uma amizade como devia ser própria para catequistas e para todos os cristãos.
As meias rotas às vezes são engulho, são vergonha, são fada do lar... nunca ninguém pensa que ao vestir umas meias rotas e ao chegar à rua, ou na roda dos amigos, pode partir um pé, ter um entorse e arranjam-se desculpas, as mais esfarrapadas possíveis, para justificar tudo.
A meia rota é muitas vezes sinal de descuido, de falsidade, de falta de verdade. É como quem vai à casa de banho e só vê se tem papel higiénico no fim.
Isto de pontear as meias também está a passar de moda. Deita-se fora. Compram-se outras. É mais fácil.
Ainda me recorda a minha avôzinha ter um ovo de madeira muito bem feito, e grande, para o meter por dentro da meia e dar-lhe o jeitinho para a agulha andar a pontear, as meias voltavam a durar muito mais tempo.
Acautele-se e aproveite que pontear as meias não é nenhum erro; agora andar com elas cheias de buracos, isso já não é civilidade.

Sem comentários: