AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Jornadas Paroquiais, para quê? PN2004

ornadas Paroquiais-Para quê ?
FOTO
Nos dias 15, 16 e 17 de Abril, vão efectuar-se as Jornadas Paroquiais subordinadas ao tema geral "Fé e Coesão Social". Jornadas organizadas por uma comissão eleita reunindo pessoas com diferentes níveis etários e diferentes estados civis e culturais.
Escrever um artigo sobre "Jornadas", obriga interpelar o Padre Artur Coutinho, principal dinamizador, e o mentor desta iniciativa paroquial, que se concretiza desde 1982.
As Jornadas/Forum têm sido efectuadas sob tutela da Comissão Fabriqueira, com comissões autónomas eleitas, ou organizadas pelo Centro Social e Paroquial, realizadas individualmente ou em cooperação ou parceria com outras Instituições, como são exemplo as Jornadas da Família concretizadas conjuntamente com a Paróquia de Santa Maria Maior, ou as Jornadas "A Família e a Cultura da Paz" ,em 2000, organizadas em conjunto com o GAF (Gabinete Apoio Família).
Desta vez surgiu da Comissão das Bodas de Prata do Pároco e nessa efeméride se integram.
O objectivo sempre presente e actual nas Jornadas/Forum ao longo destes 20 anos, como diz o pároco Artur Coutinho, é formar os cristãos desta comunidade paroquial, para que em cada momento possam responder com uma visão crítica e cristã aos problemas reais que afectam a sociedade actual e, na qual, nós cristãos nos encontramos envolvidos. As respostas cristãs têm que ser práticas, fundamentadas, iluminadas pela fé.
Segundo a opinião do Padre Artur Coutinho, as jornadas constituem um complemento ao trabalho desenvolvido pelo Centro Paroquial de Formação, no qual as temáticas são estudadas/analisadas numa perspectiva e fundamentação teológica e com um programa mais abrangente.
O facto das jornadas se realizarem todos os anos, não desvaloriza o seu impacto, já que as pessoas envolvidas são sempre diferentes, motivadas por razões diferentes, estimulam diferentes pessoas, procuram sempre temas novos, provocando sempre a novidade na temática, analisada com perspectivas diversas, o que proporciona aos paroquianos viver uma fé mais optativa, em que os conhecimentos teórico/práticos da temática permite formar e expressar a nossa opinião.
A dificuldade na organização das Jornadas/Forum é sempre as instalações.Recorre-se ao Lar de Sta. Teresa, ao Centro Social Paroquial de Sta. Maria Maior, Fórum, ao Centro de Dia, ao Carmo, etc...
Em relação à temática proposta pela Comissão para as Jornadas de 2004, o Padre Artur Coutinho expressou que o tema "Fé e Coesão Social" escolhido pela comissão o satisfaz plenamente, enquadra-se em 1.º lugar na temática do Sínodo Diocesano e na dinâmica que a Paróquia pretende alcançar com a Missão Popular ou "Santa Missão". A Fé é fundamental para o testemunho que os cristãos desta comunidade prestam, em que a responsabilidade de assumirmos como verdadeiros cristãos tem que estar devidamente fundamentada na fé para não existir hesitações, dúvidas, no caminho da vida. A Coesão Social, assim se entende uma comunidade paroquial quando se busca a comunhão que faz a comunidade.
O Padre Artur Coutinho aproveita para relembrar que as Jornadas 2004 conjuntamente com a Missão Popular, têm que sacudir a mentalidade de todos os paroquianos, em que surja o movimento SIM, capaz de levar a cabo a obra que a Paróquia tem em mãos e que diz respeito a todos nós, aos avós, pais, filhos; esta é uma obra para todos e em que todos se devem empenhar com fé solidária.
Os subtemas que constituem as Jornadas de 2004, vão ser oportunamente divulgadas neste Jornal, vem como outras notícias de encontros.
Pela Comissão organizadora Conceição Silva (Cuca)

Sem comentários: