AVISO
Meus caros Leitores,
Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.
A partir de agora poderão encontrar-me em:
http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com
Obrigado
Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.
A partir de agora poderão encontrar-me em:
http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com
Obrigado
sábado, 13 de junho de 2009
Trabalhos ortientados feitos por idosos e crianças
OIA Na Grécia
MOINHOS DE VENTO
Realizado pelos meninos do Berço e Centro de Dia do
Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima
Índice
Introdução 3
Elaboração do projecto 4
1.Contextualização do Projecto Pedagógico 4
2. Período a que se reporta o projecto 5
3. Caracterização do grupo de crianças / Idosos a que se destina o projecto pedagógico 5
4. Constituição da equipa 6
5. Definição do projecto pedagógico 6
6.Plano de Actividades Sócio – Pedagógicas 7
Pesquisas, visitas realizadas 8
Conclusão 47
Introdução
O projecto “Moinhos de Vento” é um projecto amigo da natureza mas, ao mesmo tempo, um projecto de trabalho conjunto entre várias gerações e em que o Berço se orgulha de poder colaborar com as restantes instituições.
Trata-se de um projecto de trabalho conjunto entre varias gerações, no sentido em que o seu planeamento e construção foram levadas a cabo no âmbito do programa de actividades inter geracionais entre o Berço e o Centro de Dia da Abelheira.
Simultaneamente, é um projecto amigo do ambiente uma vez que de uma forma lúdica sensibiliza, não só aqueles com quem as instituições trabalham, mas também toda comunidade local, para a importância da conservação do meio ambiente e das várias potencialidades dos materiais recicláveis.
Por ultimo, estando assente numa lógica de articulação entre várias instituições e através da exposição publica, o projecto “Moinhos de Vento” permite ao Berço afirmar, mais uma vez, a sua vontade ser uma instituição aberta a toda a comunidade, receptiva a novas ideias e formas de trabalhar e sempre tenta às necessidades específicas do desenvolvimento global das crianças.
ELABORAÇÃO DO PROJECTO
PROJECTO PEDAGÓGICO
1.Contextualização do Projecto Pedagógico
2. Período a que se reporta o projecto
Período de vigência: De 31 de Março a 05 de Junho de 2009
3. Caracterização do grupo de crianças / Idosos a que se destina o projecto pedagógico
Nº de crianças Principais competências (individuais e de grupo) Resultados desejáveis (Individuais e de Grupo) Observações
9
-Espírito de grupo
-Gostam de trabalhar em grupo e trabalhar com os utentes do Centro de Dia
-Curiosas, gostam de efectuar novas aprendizagens
-Participativas
-Dinâmicas -Conseguir levar as suas tarefas até ao fim;
-Trabalhar com responsabilidade e empenho,
-Partilhar;
- Dialogar sobre as dificuldades e ser capaz de ultrapassar obstáculos quer individualmente, quer em grupo;
- Dar opiniões, serem espontâneos e activos;
- Ajudar os colegas e idosos Verificou-se bastante interesse e motivação por parte das crianças tanto na fase de recolha de dados e informação sobre a construção do moinho (que incluiu visitas de estudo) até a fase final da sua construção.
Nº de Idosos Principais competências (individuais e de grupo) Resultados desejáveis (Individuais e de Grupo) Observações
5 -Espírito de iniciativa
-Experiência de vida
-Conhecimentos antigos
-Sentido de responsabilidade -Trabalhar a memória
-Estimulação cognitiva e motora
-Exercitar habilidades para a aquisição de novas competências
-Visão global da realidade
-(Re) Aprendizagem da importância dos moinhos de vento
-Promover o convívio Inter - Geracional
-Capacidade de interrelacionar pensamentos e idades Verificou-se também da parte dos idosos envolvidos no projecto colaboração e troca de experiências com as crianças, resultando numa troca inter-geracional muito positiva e alegre.
4. Constituição da equipa
Nº de elementos Identificação Função Observações
6
D. Calçada
Dª Renata
Rosa Maria
Leonor
Dª Juliana
Dª Liliana
Dª Juliana Director técnico do Centro de Dia
Directora técnica do Berço
Educadora do Berço
Auxiliar Centro de Dia
Psicóloga do Berço
Assistente social Centro de Dia
Assistente Social Berço
5. Definição do projecto pedagógico
Tema: Construção de moinhos de vento
Objectivos Indicadores de Avaliação
Promover a noção de que o bem-estar de todos se constrói com a colaboração de cada um Grau de atingimento dos objectivos
Observação do empenho e motivação dos participantes
Grau de realização das tarefas
Iniciar dinâmica de actividades conjuntas.
Permitir usar com imaginação os recursos do meio envolvente
Possibilitar a troca de experiências e saberes
Cooperar activamente em acções de sensibilização a favor do ambiente
Desenvolver a motricidade fina
Integrar as crianças em grupos da comunidade a fim de diminuir o peso da institucionalização
6.Plano de Actividades Sócio - Pedagógicas
Área a trabalhar Actividades a realizar Envolvimento Calendarização Metas a atingir Estratégias de avaliação
Humanos Materiais S O N D J F M A M J J Conhecimento da história dos moinhos de vento;
Consciencialização para a importância da politica dos 3R’s
Valorização fontes de energia renováveis
Construção de um moinho de vento
Observação directa
da participação e motivação dos participantes
Intelectual
formativo - Descoberta da origem e função do moinho de vento ;
- Visita de estudo a um moinho de vento;
- Visita de estudo à Biblioteca;
- Visita de estudo à Resulima;
- Visita de estudo ao Museu do Pão;
- Utilização e exploração de técnicas de colagem e materiais;
- Construção de um moinho de vento Técnicos
Auxiliares
Crianças
Idosos Transporte
Recreativa social
- Organização dos grupos de trabalho;
- Realização do moinho de vento;
- Participação na exposição de moinhos de vento Técnicos
Auxiliares
Crianças
Idosos
Voluntarios Transporte
Cola branca
Palete em madeira
Jornais usados
Garrafões de plástico
Caricas ,rolhas de garrafa, sacos de plástico, rede de arame, canas de bambu Interacção idoso/criança
Exposição do moinho
Pesquisas, visitas realizadas
Como os nossos conhecimentos acerca dos moinhos de vento eram muito básicos, sentimos necessidade de aprofundá-los. Nesse sentido programámos algumas visitas de estudo, que nos permitiram descobrir que o nosso património é rico em tradições, lendas ligadas aos moinhos de vento.
Aproveitámos então o nosso património e meio cultural para iniciar o nosso trabalho de estudo e pesquisa. Partimos para Carreço.
Visita aos Moinhos de Carreço
Visita à biblioteca Municipal
A visita aos moinhos de Carreço, aumentou a nossa curiosidade e encaminhou-nos para Biblioteca Municipal, a fim de descobrirmos a história dos moinhos de vento. Quando é que surgiram?
Descobrimos que:
Um moinho de vento no sentido restrito, é um moinho que usa hélices como elemento de captação e conversão de energia eólica para outro tipo de energia apropriada para movimentar outros mecanismos.
Em sentido lato, chama-se moinho de vento a qualquer motor movido a energia eólica.
História e Tipologia
Desde sempre e até aos nossos dias, o homem utilizou os recursos naturais para facilitar o seu dia a dia e melhorar a sua qualidade de vida. O vento e a água constituíram as primeiras fontes de energia mecânica, a mais antiga a ser explorada e utilizada pelo homem.
Explorámos o mundo com a ajuda dos navios movidos graças ao vento, podemos dizer que foi a primeira utilização da energia eólica. Os primeiros barcos a vela datam de 3000 anos antes de Cristo.
Os moinhos de vento são uma invenção muito antiga. Diz-se que surgiram há mais de 3000 anos.
Os moinhos mais antigos encontram-se na região de Sistan (região árida do Irão e Afganistão).
As primeiras referencias conhecidas acerca dos moinhos de vento datam do século X. Pensa-se que aparelhos movidos a vento, foram considerados como um instrumento de libertação dos trabalhadores rurais, visto estes serem obrigados a pagar um imposto aos senhores feudais por utilizarem a água dos ribeiros que passavam pelos seus campos. Estes moinhos eram principalmente utilizados na bombagem de água.
Crê-se que os primeiros moinhos de vento possuíam uma tipologia de eixo vertical com velas dispostas em seu redor. Essa tipologia foi substituída pelo eixo horizontal que hoje conhecemos.
Moinho construído para resistir aos ventos dos 120 dias do Sistão
Para que servem
Segundo a sua estrutura os moinhos de vento podem ter diversas aplicações:
- Moagem de Cereais;
- Elevação de Água;
- Produção de Energia Eléctrica
Alguns modelos
Curiosidades
Descobrimos que alguns artistas realizaram pinturas e outros trabalhos sobre os moinhos de vento
Visita ao Museu do Pão em Outeiro
No dia 7 de Abril, fomos visitar o Museu do Pão. O Presidente da Junta de Outeiro, O Sr Amaro e a sua equipa foram muito simpáticos. Explicaram-nos como se fazia a sementeira do milho, a sua moagem na azenha e finalmente aprendemos a fazer pão.
No final da visita ofereceu-nos um lanche delicioso, a tradicional bola de chouriço e o pão que cozemos, quentinho com mel da aldeia. Tudo isto acompanhado com muita alegria e animação.
Visita á Resulima
Para melhor compreendermos a política dos três R’s, marcámos uma visita à Resulima.
Esta visita ajudou-nos a reflectir sobre a nossa preparação para realizar tarefas tão simples como dar um destino adequado ao lixo que produzimos. Será que estamos preparados para ajudar a proteger o ambiente e assegurar assim uma maior qualidade de vida?
Temos a certeza que com a colaboração de todos podemos tornar o nosso ambiente mais saudável, podemos proteger as espécies animais e vegetais e viver melhor.
Esta visita permitiu-nos melhor pensar e seleccionar os materiais que poderíamos utilizar na construção do nosso moinho de vento, tendo como lema “ do velho se faz novo”
Depois desta fase de pesquisa, onde aprendemos muitas coisas sobre os moinhos de vento, sobre a política dos três R’s e sua importância como forma de preservação do ambiente, passámos á fase seguinte – a realização do nosso moinho de vento.
Organizamos grupos de trabalho, distribuímos tarefas, recolhemos ideias e projectos, decidimos a estrutura do nosso moinho e os materiais que iríamos utilizar.
Conclusão
Esperamos que tenham gostado do nosso moinho e de saberem tudo o que fizemos para o construir.
Nós gostamos da experiência. Fomos um grupo grande de crianças e idosos, que trabalharam cheios de vontade de mostrar a toda a gente o que são capazes de fazer. Assim, pudemos passar bons momentos todos juntos em que nos divertimos e aprendemos coisas novas.
Deu muito trabalho, mas ficamos muito contentes por hoje mostrarmos a toda a gente que cada um é capaz de ajudar a fazer uma coisa divertida se trabalharmos todos juntos e que é sempre bom ter novas ideias porque elas fazem o nosso dia-a-dia mais alegre.
Este moinho foi feito de coisas que já pensávamos que não serviam para nada. É uma boa forma de aprendermos a importância de reciclarmos o papel, o plástico e outras coisas que gastamos na nossa casa e na vossa também. Pouparmos no lixo que fazemos até pode parecer esquisito, mas é uma boa forma de sermos pessoas melhores e mais responsáveis com o futuro do nosso planeta e dos meninos e meninas que ainda vão nascer.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário