AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Os Polónias-José martins Polónia

Os Polónias
José Martins Polónia, nascido a 2 de Fevereiro de 1923, em Mazarefes. O pai era das Polónias de Vila Fria, Cândido Pereira Polónia e a mãe de Mazarefes, Maria Martins Rodrigues. Tinha um padre na família, o Pe. Polónia, capelão em Moledo, que era seu primo.
Os Polónias eram de Sabariz. A mãe era jornaleira e o pai criado do Senhor Abade António Matos. Tinha uma meia-irmã pelo lado da mãe, a Rolinda Martins Rodrigues, que foi a sua madrinha de baptismo.
Rosa Maria Fernandes Martins Polónia, casada e com dois filhos, a viver em Anha; a Maria da Conceição Cunha Polónia, casada e com um filho a viver em Mazarefes; a Rolinda Martins da Cunha Polónia, casada e com 2 filhos, empresária, e a Maria Alice Martins da Cunha Polónia, freira da Congregação das Irmãs da Santa Face, actualmente na Comunidade de Viana do Castelo.
O José Martins Polónia tem 5 netos e 2 bisnetos. O seu primo padre era de nome José António Pereira Polónia que também fez serviço pastoral, em Mazarefes.
Casou com Maria Olinda Fernandes da Cunha, de V. N. de Anha, mas era natural de Afife; era irmã de mais 5 irmãos, todos a viver em Anha. A esposa nasceu em 21 de Dezembro de 1921.
O José Polónia trabalhou primeiro na lavoura, depois à procura de mais dinheiro foi para o caminho-de-ferro e, por fim, foi empregado da fábrica Arbor.
O Pe. António Pereira era da família dos Agras, confirmou ele. Parece que não tem nada a ver com os Polónias de Santiago de Aldreu, mas talvez com os de Perre que possuiram a Quinta do Polónia junto a S. Vicente, ou junto à Leira Longa.
A.C.

Sem comentários: